03/02/2016

O capitalismo engolirá a democracia se não nos manifestarmos (video legendado)

Já pensaram porque é que os políticos já não são o que costumavam ser? Porque é que os governos parecem incapazes de resolver os problemas reais? O economista Yanis Varoufakis, antigo ministro das Finanças da Grécia, diz que é porque hoje podemos ser politicos mas não temos poder — porque o poder real pertence hoje aos que controlam a economia. 

Acha que os ultrarricos e as grandes empresas estão a canibalizar esfera política, provocando uma crise financeira. 


Nesta palestra, oiçam o seu sonho para um mundo em que o capital e o trabalho já não lutam um contra o outro, "um mundo que é simultaneamente libertário, marxista e keynesiano". Ver video »» aqui.

13 comentários:

  1. Ja dizia o Eugénio d'Andrade que "QUANDO O UM HOMEM SONHA,O MUNDO PULA E AVANÇA". O problema é esse mesmo o homem hoje não sonha nem pula nem avança,actualmente somos obrigados a sonhar,pular e avançar numa sociedade de consumo e ostentação. Esse é o problema, não devemos ser obrigados, DEVEMOS QUERER SONHAR.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O seu a seu dono! António Gedeão em Pedra Filosofal "QUANDO O UM HOMEM SONHA,O MUNDO PULA E AVANÇA" :)

      Eliminar
    2. Que grande ignorância, André Caldeira, porquê falar e citar o que não se sabe???

      Eliminar
    3. Aqui o que importa é a citação e não quem é o seu autor.

      Eliminar
    4. Pode-se citar sem referir o autor, pondo simplesmente entre aspas, ou acrescentando algo do género "como alguém disse"... Mas estou como a Maria Botelho, "o seu a seu dono".

      Eliminar
    5. André, Não foi Eugénio de Andrade que disse isso, foi Rómulo de Carvalho, no poema "A pedra filosofal"

      Eliminar
    6. Poema de António Gedeão no livro "Movimento Perpétuo" de 1956.
      https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=13&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwieqdyMsPPVAhUCh5AKHf40AvQQFghyMAw&url=https%3A%2F%2Fpt.wikipedia.org%2Fwiki%2FPedra_Filosofal_(poema)&usg=AFQjCNH7540btFKwvoRcJ-ihVVP8twu-Mw

      Eliminar
  2. Devemos sonhar como ?a minha vida e uma grande luta ,desde o meu divorcio com filhos já la vão 12 anos ,e não vivo de sobecidios ...quer ver os meos sonhos trabalhar muito para não faltar nada aos meus filhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E como tem corrido isso? Pelos vistos, muito bem! Parece não pretender mudança..

      Eliminar
  3. Pela qualidade e teor de alguns comentários já deixados a minha esperança na mudança levou mais um rude golpe. Pior do que os super-ricos são os ultra-pobres de espírito que por aqui andam. São os melhores aliados dos ricos e os piores inimigos de quem está farto deste estado de coisas. Emigrem ou suicidem-se.

    ResponderEliminar
  4. Com tantos gatunos nas Câmaras municipais estamos lixados

    ResponderEliminar